Novidades do WhatsApp

Quando lançado o WhatsApp, em 2014, foram levantados diversos questionamentos de qual seria o futuro do aplicativo e como o mesmo traria uma renda para o Facebook.

O mesmo é um aplicativo de investimento gratuito que tornou-se indispensável no dia a dia de muitas pessoas.

Atualmente com cerca de 1 bilhão de usuários cadastrados, o Facebook está prestes a lançar uma versão diferenciada do aplicativo, especialmente para as empresas que o utilizam: o WhatsApp Business.

Muitas pessoas não utilizam o aplicativo somente para meios pessoais, mas também para meios empresariais, como por exemplo para pedir pizza, marcar horários em cabeleireiros, dentistas, divulgação de produtos que chegaram em lojas, entre outros. Portanto, após o contato com diversos comerciantes, o Facebook resolveu lançar a edição para empresas.

De acordo com Matt Idema, COO do WhatsApp, o aplicativo tem como objetivo principal facilitar a comunicação entre empresas e clientes de forma rápida, pessoal, confiável e segura.

O aplicativo funciona de maneira simples e continuará com o download gratuito, no entanto possui algumas novidades, vejamos a seguir:

Verificação de conta

O Facebook afirma em comunicado oficial que “sabemos que as empresas têm muitas necessidades diferentes. Por exemplo, eles querem uma presença oficial — um perfil verificado para que as pessoas possam identificar um negócio de outra pessoa — e uma maneira mais fácil de responder às mensagens”.

A verificação é percebida através de um selo verde, o qual aparece ao lado de um contato no celular.

Fonte: Social Media Today

Por estar em fase de testes, não são todos os perfis comerciais que recebem o selo. Caso você se interesse pelo teste, há uma pesquisa disponível para ser preenchida no site https://www.surveymonkey.com/r/WhatsAppBusiness.

A pesquisa contém 8 perguntas que referem-se à empresa, o ramo de atuação e o interesse pelo aplicativo.

A empresa afirma ainda que, estará atenta a todos os comentários e opiniões dos clientes, disponibilizando atualizações com melhorias.

WhatsApp Business gratuito para pequenas empresas

O aplicativo deve possuir uma versão gratuita para as pequenas empresas, enquanto as empresas maiores, como possuirão uma solução empresarial maior, possivelmente deverão ser pagas. Pois de acordo com o WhatsApp: “Estamos criando e testando novas ferramentas através de um aplicativo gratuito para pequenas empresas e uma solução empresarial para empresas maiores que operam em larga escala com uma base global de clientes, como companhias aéreas, sites de comércio eletrônico e bancos. Essas empresas poderão usar nossas soluções para fornecer aos clientes notificações úteis como horários de voo, confirmações de entrega e outras atualizações”.

Funcionamento do aplicativo

O WhatsApp Business possui um estilo semelhante ao Facebook Messenger.

Contatos indesejados assim como no aplicativo principal, poderão ser bloqueados e as mensagens trocadas entre os clientes e a empresa serão encriptadas, portanto o administrador da rede terá acesso a todas as mensagens.

Pessoas que não se sentem confortáveis com o contato ou notificação de alguma empresa, poderão pedir o cancelamento de cadastro.

A empresa KLM Royal Dutch Airlines já utiliza o aplicativo e com ele é possível confirmar reservas de passagens, horários de voo, enviar notificações de check-in, enviar o cartão de embarque ao usuário, entre outras ações.

Já no Brasil, o cliente principal na fase inicial é o Banco Itaú segundo a assessoria do WhatsApp.

E ai, curioso para utilizar o WhatsApp Business?

Comentários