Chatbot

O atendimento ao cliente, assim como a necessidade de soluções mais rápidas não param de crescer e se voltaram para a tecnologia digital.

Você provavelmente já ficou um bom tempo ao telefone com algum atendente resolvendo problemas, fazendo reclamações ou até mesmo realizando uma compra. Devido à demora acabou desistindo ou se irritando não é mesmo? Pois saiba que esses problemas estão prestes a acabar com o uso dos chatbots.

Os chatbots são softwares de inteligência artificial, que em tradução simples do inglês refere-se aos termos chat (conversa) e bot (abreviação de robô), ou seja, são robôs que conversam e interagem com as pessoas de forma mais parecida possível de um ser humano, através de mensagens de texto.

Já eram utilizados para recargas de celulares via SMS e telemarketing com atendimento ao telefone, porém agora que o recurso está sendo aplicado a outros aplicativos.

Como os chatbots comunicam-se com as pessoas?

Os robôs respondem aos estímulos do ser humano e são capazes de interpretar questionamentos devido a uma inteligência artificial, destinado a resolver problemas, tirar dúvidas ou realizar vendas em uma área específica.

Cada chatbot recebe uma personalidade, criada por especialistas e digamos o local onde irá trabalhar, ai em diante, são definidas as intenções do robô de acordo com a necessidade da empresa e o mesmo é treinado para ter o contato com o ser humano de forma rápida e eficaz durante 24 horas por dia.

Os robôs possuem desde uma mecânica simples, onde são capazes de interpretar apenas pequenos estímulos, até um sistema avançado, onde interpreta, avalia e responde uma determinada situação.

Como funciona um Chatbot

Dentro das empresas e demais usuários, a maior parte dos chatbots funcionam a partir de regras e  por inteligência artificial.

No primeiro modo, são selecionadas palavras-chave que dão origem à resposta. No seguinte modo, o robô vai aprendendo com o tempo, ou seja, quanto mais utilizado e maior a interação com o ser humano, mais inteligência vai ganhando.

Através de um banco de dados, perguntas e respostas pré-definidas, vocabulário próprio, links e até imagens, o chatbot é capaz de direcionar o cliente também a páginas externas.

As empresas que utilizam o Chatbot

De acordo com a revista Forbes diversas empresas já o utilizam, seja para atendimento, venda ou até mesmo para o recebimento de contas on-line, outra função do robô.

Os chatbots conhecem os dados dos usuários, facilitando então, o fechamento de compras, produtos complementares, entre outras funções.

Dentre as empresas que utilizam os robôs, destacam-se os bancos e os grandes sites de notícias.

Como exemplo temos a Washington Post, empresa que utiliza um chatbot capaz de personalizar notícias aos leitores, sem que precisem baixar outros aplicativos. A mesma utiliza a ideia de que o robô irá interagir com internautas e pesquisar com agilidade para então, entregar-lhe uma resposta, agindo como um repórter.

Para as empresas, o robô traz uma grande facilidade de acesso, por ser inserido em aplicativos já conhecidos, como o WhatsApp, Twitter, SMS e o Facebook Messenger.

As instituições financeiras e o uso do Chatbot

O lançamento dos chatbots foi anunciado no ano passado, pelo Bank of America e a MasterCard juntamente com diversas startups.

O objetivo é de proporcionar a interação entre consumidor/cliente, assim como realizar operações financeiras e oferecer aconselhamento financeiro por meio do Facebook Messenger e demais mensageiros.

De acordo com a The New York Times, as empresas acreditam que em aproximadamente 3 anos, as contas bancárias serão totalmente controladas pelos chatbots, exercendo funções como a realização de pagamentos e o controle de orçamentos pessoais.

Algumas ações feitas com o Chatbot dentro das instituições financeiras

Semelhante a um controller, o chatbot informa ao seu cliente a sua movimentação bancária, como por exemplo os dados de uma compra: quando, onde comprou e quanto gastou. Além disso, os usuários podem verificar seus saldos e taxas cobradas pelos serviços financeiros utilizados, com rapidez e eficiência.

Como um assistente pessoal, o robô dá dicas aos clientes sobre a organização financeira, automatiza pagamentos, informa saldos e previsões de taxas e rendimentos.

As vantagens de utilizar um Chatbot

Vivemos em um mundo rodeado de tecnologia e de pessoas que buscam cada vez mais informações. O chatbot por ser um recurso ágil e flexível, promete fazer a diferença dentro das empresas.

O robô apresenta grande capacidade de interação e inteligência, assim como possui um fácil manuseio, o que é visto com “bons olhos” pelos consumidores.

O mesmo ajuda a reduzir custos da empresa e do quadro de funcionários. Os atendentes que antes ficavam atendendo a qualquer tipo de solicitação, poderão ficar somente com a parte mais complexa.

O aplicativo encontra-se em constante evolução, o que sempre facilitará a melhoria do sistema.

Os chatbots já são uma realidade no mercado de trabalho, trazem inovação e facilidade para a empresa. Não fique você fora dessa! Para mais informações entre em contato com a MUTECH Web Solutions.

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